Filipe e o Eunuco

Em Atos do Apóstolos (At 8, 26-39), temos o encontro do Apóstolo Filipe com um eunuco da Etiópia:

“Um anjo do Senhor dirigiu-se a Filipe e disse: “Levanta-te e vai para o Sul, em direção do caminho que desce de Jerusalém a Gaza, a Deserta”.*
Filipe levantou-se e partiu. Ora, um etíope, eunuco, ministro da rainha Candace, da Etiópia, e superintendente de todos os seus tesouros, tinha ido a Jerusalém para adorar.
Voltava sentado em seu carro, lendo o profeta Isaías.
O Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te para bem perto deste carro.
Filipe aproximou-se e ouviu que o eunuco lia o profeta Isaías e perguntou-lhe: “Porventura entendes o que estás lendo?”
Res­pondeu-lhe: “Como é que posso, se não há alguém que me explique?”. E rogou a Filipe que subisse e se sentasse junto dele.
A passagem da Escritura, que ia lendo, era esta: Como ovelha, foi levado ao matadouro; e, como cordeiro mudo diante do que o tosquia, ele não abriu a sua boca.
Na sua humilhação foi consumado o seu julgamento. Quem poderá contar a sua descendência? Pois a sua vida foi tirada da terra (Is 53,7s).
O eunuco disse a Filipe: “Rogo-te que me digas de quem disse isto o profeta: de si mesmo ou de outrem?”.
Começou então Filipe a falar, e, principiando por essa passagem da Escritura, anunciou-lhe Jesus.
Continuando o caminho, encontraram água. Disse então o eunuco: “Eis aí a água. Que impede que eu seja batizado?”.
[Filipe respondeu: “Se crês de todo o coração, podes sê-lo.” – “Eu creio”, disse ele, “que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.]*
E mandou parar o carro. Ambos desceram à água e Filipe batizou o eunuco.
Mal saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe dos olhares do eunuco que, cheio de alegria, continuou o seu caminho.”
(At 8, 26-39)

Esta passagem mostra claramente coma teoria Sola Scriptura (Somente a Escritura) de Lutero é equivocada, pois sem a Santa Igreja e o Magistério, a interpretação e entendimento das Sagradas Escrituras podem ser muito comprometidos. Esta passagem mostra claramente coma teoria Sola Scriptura de Lutero é equivocada, pois sem a Igreja e o Magistério, a interpretação e entendimento das Sagradas Escrituras pode ser muito compromentida. Dessa forma, a Igreja busca as verdades de fé para levar ao seu povo através de três fontes inesgotáveis, que são: As Sagradas Escrituras, A Sagrada Tradição e O Sagrado Magistério. Através destes três pilares fundamentais a Igreja nos revela com segurança e sem equivoco as doutrinas e ensinamentos divinos confiado a Igreja.

São Paulo também destaca a importância dos ensinamentos transmitidos via oral (Tradição):

“Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa.” (2 Tes 2:15)

No final do seu Evangelho, São João registrou ainda:
“Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever.” (Jo 21,25)

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