Amoris laetitia – A Exortação Apostólica do Papa Francisco é uma carta de amor às famílias

Publicada em 8 de abril de 2016. A Exortação Apostólica Amoris laetitia do Papa Francisco possui nove capítulos e tem como base os resultados de dois Sínodos dos Bispos sobre a Família ocorridos em 2014 e 2015. É documento do Papa Francisco que traz ações práticas para toda a família, encoraja os casais à santidade e os jovens à vocação matrimonial. Tem o objetivo de colocar a família no centro da atenção pastoral da Igreja, fazendo dela protagonista. Por isso, Amoris laetitia procura ir direto ao ponto, propondo ações práticas para serem vividas dentro do lar:

“O nosso Papa, como sabemos, é muito concreto: a típica expressão dele, aquela de que as famílias têm que aprender a cultivar sempre as três palavrinhas mágicas – Obrigado. Desculpa. Dá licença. Porque são palavras muito práticas que se no dia a dia a gente usa, a gente consegue viver melhor. E assim também ele faz uma série de outras recomendações muito práticas de como cultivar o amor, se manter sempre enamorados, de como enfrentar o sofrimento, as dificuldades.”

“O Papa diz claramente no início da exortação: não é um texto para ser lido, assim, corrido; é para ser lido pausadamente, com calma, meditando. Então, é aquele livro de cabeceira que cada dia a gente pode se perguntar: mas hoje será que eu vivi algo disso?”